quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sequência Didática:Conto(Articuladores das U.E de Um Gestar em cada Escola/Serrinha/2011.

GESTAR II – BAHIA

UM GESTAR EM CADA ESCOLA
LÍNGUA PORTUGUESA


Planejamento de Sequência Didática – Produção de um Conto a partir da vivência do aluno.
Gênero Textual: Conto
Nº de aulas: 8 aulas
Série: 6º Ano
Componentes: Norma, Fernanda e Edjane


Objetivos:
• Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
• Identificar a estrutura do gênero textual: Conto;
• Reconhecer o conflito gerador do enredo bem como os elementos que constroem a narrativa;
• Localizar informações explícitas em um texto;
• Reconhecer, na narrativa, a fala do narrador e das personagens;
• Trabalhar aspectos gramaticais: diálogo, discurso direto e pontuação;
• Trabalhar oralidade: entonação.


Desenvolvimento:
Estratégias de realização das atividades:
• Dinâmica: Entrega de pequenos recortes de vários gêneros textuais para formação de grupos;
• Leitura desses recortes;
• Os alunos deverão identificar as diferenças entre esses recortes de textos;
• Vídeo do conto “O caso do espelho”;
• Entrega do conto “O caso do espelho” para leitura;
• Questionamentos sobre o conto focalizando seus elementos;
• Releitura do texto para identificar esses elementos narrativos;
• Trabalhar os aspectos gramaticais e a oralidade;
• Pesquisar contos em diferentes fontes para dramatização em grupos;
• Apresentação das dramatizações;
• Análise das apresentações refletindo sobre a importância da entonação como forma de tornar ativo o texto;
• Produção textual de um conto;
• Construção de mural expositivo dos contos produzidos pelos alunos;
• Exposição do mural.
Sugestão: As dramatizações dos textos produzidos pelos alunos poderão ser apresentadas no pátio da escola ou nas salas.

Avaliação:
Será contínua, diagnóstica e dialógica. Haverá uma pontuação contemplando participação, envolvimento, criatividade e entonação de voz.

Referência:
AZEVEDO, Ricardo. O caso do espelho. In: Nova Escola, maio 1999. p. 28-29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário